Lago Negro

Localizada na área central da cidade

No Lago Negro suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto das cryptomerias que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão.

Por toda sua margem existe um passeio florido. Porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido. Quem faz o passeio "de cisne" pode apreciar a natureza exuberante do local, o Lago é rodeado de hortênsias, azaléias, álamos e cipreste. As embarcações tem capacidade para duas pessoas, pais e filhos, casais de namorados, todos se encantam.

O Parque tem toda a infra-estrutura que garante comodidade aos visitantes. No Parador

Lago Negro é possível almoçar com vista para o Lago, tomar um café, saborear um sorvete e até ver como se prepara "ao vivo" o famoso chocolate de Gramado.

A origem do nome LAGO NEGRO está ligada ao seu idealizador, Leopoldo Rosenfeld, que na década de 30, tornou-se responsável pela administração do patrimônio dos herdeiros da baronesa Joaquina Rita Bier, proprietários das terras. Relata a historiografia da cidade, que no início da década de 40, ocorreu nas proximidades, um incêndio destruindo boa parte da vegetação nativa. Sem outros recursos para evitar a propagação das chamas, Rosenfeld promoveu a abertura de uma vala, o que mais tarde veio a se transformar no lago.

Existem duas fontes históricas sobre o nome; uma delas está ligada a proveniência das primeiras mudas das árvores - Floresta Negra, Alemanha - que foram plantadas no local e a outra está ligada a negritude das águas. Independentemente da fonte, o LAGO NEGRO foi é será motivo de orgulho da comunidade, pois expressa uma parcela do respeito que os gramadense possuem pelos visitantes.

Rua A. J. Renner gramado

Rua A. J. Renner gramado

Lago Negro

Horário de funcionamento: Aberto 24h
Pedalinhos: 8:30h às 19h

Pedalinhos:

Valor do Cisne: R$ 8,00 p/ 2 pessoas e 01 criança até 3 anos.
Valor da Lancha: R$ 10,00 p/ 2 pessoas e 01 criança até 3 anos.
Duração do passeio: 20 minutos.

Endereço: Rua A. J. Renner
Distância do Centro: 2 km